Novo sistema de abastecimento de água do Ambrósio deve ser concluído em 120 dias

Novo sistema de abastecimento de água do Ambrósio deve ser concluído em 120 dias

Serviços serão executados pela Caesa, com apoio da Prefeitura de Santana

Compartilhe:

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) retomou, nesta quarta-feira, 30, as obras de construção do novo sistema de abastecimento de água da comunidade do Ambrósio, na Área Portuária de Santana. A previsão é que os serviços sejam finalizados em 120 dias, o que vai melhorar a vida dos moradores da região, que sofrem para ter água tratada em casa.

“Para todos que moram na Área Portuária essa é uma solução esperada há muitos anos que, graças ao empenho do nosso poder público, parece que será concluída”, comemorou o aposentado Diamantino da Conceição Fonseca, 79 anos.

O novo sistema de abastecimento vai atender cerca de 7 mil pessoas da comunidade. Os serviços contam com apoio da Prefeitura de Santana, que cedeu as máquinas necessárias para a execução da obra. “Esse foi um compromisso assumido e coordenado pelo Governo do Estado para trazer, de forma definitiva, o abastecimento de água à comunidade do Ambrósio. Temos que dar a garantia de que a obra não será apenas retomada, mas também entregue nos próximos meses, para trazer mais qualidade de vida para essas pessoas”, frisou o governador em exercício, Jaime Nunes.

Quem vive na comunidade utiliza água do Rio Amazonas, captada por meio de bombas e uma rede improvisada de distribuição. O produto é tratado pelos próprios moradores. Quem pode, paga para receber água de um sistema isolado.

De acordo com o diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, a obra será dividida em três fases: a construção de um módulo de tratamento na estação da Caesa de Santana; a implantação de uma adutora com extensão de 2.830 metros; e a construção de 8 quilômetros de rede, incluindo a ligação dos ramais nas residências.

“Estamos ampliando e melhorando esse sistema de abastecimento para que cada morador possa ter acesso à sua água. Essa obra vai levar em torno de 120 dias para sua conclusão, com execução direta da Caesa”, destacou Amanajás.

Para garantir a retomada dos serviços o Ministério Público do Amapá, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, da Cidadania e do Consumidor, a Prefeitura de Santana, a Secretaria de Estado de Transporte (Setrap) e a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), celebram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) se comprometendo em concluir a obra.

Compartilhe: